Translate

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Death note - Light, o "Deus da Morte"




Death Note é um dos animes que prefiro deixar como favorito, pois o vejo como sendo de grande influência a se pensar no nosso cotidiano. Pois bem, perceberam que praticamente Light seria um Deus da Morte? ( Shinigami). Isto mesmo, o cara fica tão obcecado em querer estabelecer a paz, que ao derrama tanto sangue no final das contas, chega até mesmo à ameaçar sua própria família.
"Na história, o "Death Note" é um caderno, normalmente de capa preta, e que tem seu nome escrito na parte frontal dele. Esse caderno tem a capacidade de matar qualquer pessoa apenas se os nomes destas pessoas forem escritos nele enquanto o portador visualizar mentalmente o rosto de quem quer assassinar. Normalmente os nomes das pessoas que são escritos no caderno morrem de um ataque cardíaco depois de quarenta segundos, a menos que se especifique a causa da morte antes de 6 min. e 40 seg.Os shinigamis são os portadores originais dos Death Notes e graças aos seus olhos podem matar as pessoas facilmente, já que lhes permitem ver o nome verdadeiro e o tempo que lhes resta de vida. Os shinigamis, por serem Kami deuses espirituais, não podem ser vistos por pessoas normais ao menos que elas tenham tocado em seu Death Note. Quando Ryuk deixou o seu Death Note na Terra, ele escreveu as instruções sobre o seu uso,assim, Light Yagami aprende a usá-lo instantaneamente ao encontrá-lo, mas no decorrer da série, aparecem outras regras. No mangá, cada capítulo contém uma página especial com as regras do Death Note,enquanto que no anime, em cada pausa — geralmente duas por episódio — se informa uma regra de como usá-lo. No momento em que um humano portador de um Death Note renuncia a este, ou o caderno é destruído, ou essa pessoa perde todas as lembranças relacionadas ao caderno automaticamente, mas se a pessoa o tocá-lo novamente, as lembranças retornarão pelo tempo em que o mesmo estiver tocando o caderno." ( Ref: Wikipédia)


Vamos ao que interessa, Light se considera um todo poderoso, onde escolhe quem vive e quem morre, porem, acha correto esta sua iniciativa e ação de julgamento. Mas na verdade o mesmo se considera um Deus, talvez como eu já havia dito acima, um "Deus da Morte". A sua ação visa estabelecer um mundo sem caos ou qualquer tipo de atrocidade, mas será que ele mesmo percebeu o quanto estava sendo um assassino? A sua ambição era tão grande, que até sua personalidade passou a mudar, seus modos e seus costumes, apesar de ser um jovem popular e metódico. Mas sempre dava um jeito de se justificar. Esqueci-me , esta postagem será relacionada só a Light, pois quero fazer uma relação singular com os personagens de cada anime, mas farei como um todo, só questão de tempo. O que dizer de um anime onde há um adolescente que quer estabelecer a paz no mundo, mas para que isto ocorra, é "necessário" derramar sangue, assim se tornando um famoso assassino procurado, entretanto idolatrado por uns e odiado por outros? De acordo com Sartre, um famoso filosofo existencialista ,para ele somos seres ilimitados e estamos condenados a sermos livres, e para ele a "liberdade apenas é", já para Aristóteles a liberdade é selecionada, assim vejo que Light, seleciona seu modo de agir, pois não consegue bancar todas as suas ações. Por sua vez, mais a frente usa Misa, como um "escudo", para se defender e ficar pronto para suas futuras ações. Como de fato, Light age de forma defensiva até mesmo com quem não era do "mau", pois no começo do próprio anime, assassina pessoas do bem, mas que para ele lhe causava insegurança.Em relação á liberdade , Light foi seletivo sim por não matar todos que se via pela frente, mas foi um garoto ilimitado por suas ações, e se considerou um Deus, onde pretendia estabelecer a paz, mas na verdade por não ter conseguido estabelecê-la, causou mais caos. Aprendi com este anime, que um poder em mãos erradas, pode se resultar em ações erradas, mas foi errado o que Light fez? Será que seu modo de agir, foi abusivo? Estava fazendo alguma função? Talvez, estas perguntas não sejam tão fáceis de se responder, pois requer um raciocínio de valores, e não apenas um "sim" e não", como sendo algumas respostas de senso comum. Algo a se pensar, refletir e se discutir, mas com argumentos, e não com "achismo", o pensar leva tempo, e é algo demorado, é cru, não algo pronto. O que relacionar Death Note com nosso cotidiano? Vamos pensar um pouco, temos pessoas que se acham com o poder de tirar vidas , um exemplo típico são as penas máximas de morte. Somos cúmplices deste genocídio cultural, nós só terceirizamos a ação. Mas temos poder para isso. Juízes têm este poder. Talvez seja algo errado, não sei, mas vejo como sendo um processo "fácil" de descarte. Não estamos nos reeducando, mas sim nos atropelando mais e mais a cada dia que passa.

2 comentários:

  1. Não acho errado matar assassinos confessos, estupradores, marginais de todas as espécies e que cometeram ( cometem ) os mais variados crimes.Acho totalmente errado o Light ter matado pessoas honestas e que jamais tinham cometido crimes e É PRECISAMENTE ESTE O MAIOR ERRO que uma pessoa com este tipo de poder ( no caso um caderno da morte ) pode cometer.

    Sei que muitos opinam de que nem a escória deste mundo, ou seja, os marginais que cometem as mais incríveis maldades, nem estes podem ser mortos, entendo e respeito quem pensa assim, contudo continuo com a opinião de que, quem comete crimes, têm que pagar, ou em uma prisão e por bastante tempo, ou com a própria vida, pois ninguém dos famigerados ""direitos humanos"" se importam com os que morrem, assassinados pelos bandidos, psicopatas, serial killers, políticos corruptos que matam milhões á base de canetadas e/ou projetos IDEOLÓGICOS de poder. TODOS estes vermes, devem pagar, mas REITERO que o Light se perdeu quando matou a primeira pessoa inocente, para alcançar seu objetivo que também considero uma imbecilidade, pois ele sendo um humano, é também falho e certamente iria cometer vários erros e ainda que matasse todos os marginais e não tivesse matado nenhuma pessoa inocente, ainda assim, a todo instante nascem mais e mais pessoas e muitas destas se tornam marginais em um ciclo sem fim e o Light iria envelhecer e morrer em algum momento e tudo que ele fez seria em vão.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comentar e por se identificar com alguns de meus ideais.

    ResponderExcluir