Translate

domingo, 19 de fevereiro de 2017

O egoísmo de Goku.

Oi, eu sou o Goku! Ora, quem nunca ouviu esta frase épica quando começava o anime “Dragon ball Z” na “Tv globinho”, até me arrepiei em lembrar disto, além de ser nostálgico e tão bom este anime, é com muito prazer que venho expor meus pensamentos, assim os transformando em palavras sobre o que penso e vejo neste anime, que me inspira e me faz querer revê-lo e assisti-lo atualmente como “Dragon ball Super”. Em fim, Goku um homem muito forte, egoísta, pai de dois filhos, Gohan e Goten e marido de Chi-Chi, que por sua vez odeia quando o mesmo sai para as suas lutas e não educa seus filhos e muitos menos fica com sua família, ou seja, para Goku, se formos ver ao que é, a sua família acaba ficando em segundo lugar, já que em nossa sociedade, ainda se é cobrado o sistema das famílias em ser “a  família em primeiro lugar”, mas isto já é outra coisa, que mesmo assim não pode ser descartado.
Lembra-se de quando Goku falece, e Gohan tinha que treinar e fica sobre os cuidados do Sr Piccolo? Pois é, dali em diante, a importância de Piccolo na vida de Gohan é muito importante, podemos dizer que ele nunca e jamais cresceu sem pai, pois Piccolo fez a sua figura parental, sempre estava por perto, já deu a sua vida pela de Gohan, o treinou e de fato o fez ser forte e Gohan reconhece isto, os dois tem um laço muito forte, um laço de afeto.
Percebi o quanto DBS (Dragon ball super), está sendo direto, digo isto no sentido em demonstrar mais as características dos personagens, um exemplo básico, quando Whis vai treinar Vegeta e Goku, depois de pouco tempo de treino, olha para Goku e diz o seguinte: “Sr Goku, você é muito confiante, e este é o seu pior defeito, o seu egoísmo prejudica a si mesmo, assim acaba negando e perdendo o resto à sua volta”, praticamente ele diz isto à Goku, mas talvez esteja se perguntando, “mas porque Goku é egoísta”? Muito simples, quando ele prefere não ficar em casa e ir treinar com o Senhor Kaio, assim deixando sua esposa e seus filhos, quando o mesmo em DBGT (Dragon ball GT), prefere ir encontrar o Buu renascido para poder treinar junto com ele e treina-lo, lembrando que  não disse em momento algum que isto é errado ou certo, tanto é que desde o começo esta sendo discutido valores, que pesam em nossa sociedade contemporânea, e sempre irão pesar, não apenas pela “negatividade” que isto soa, pois na maioria das vezes no senso comum é o que parece e é, mas sim, pela falta de capacidade de pensar como sendo uma virtude, a virtude do egoísmo, tanto é que egoísmo vem de “ego”, ou seja, o “EU”.
Goku abre mão de muitas coisas para conseguir outras, tudo isto visando o seu poder e em ficar mais forte, mas será que é só isto mesmo? Será que deixar sua família e amigos, pra ir atrás de algo que lhe proporciona prazer e que se dedicará com sua vida, é algo ruim? Mas e quando toda esta dedicação é voltada a estes mesmos familiares e amigos, e só depois que percebemos que estes esforços foram necessários, para um bem maior, que seria SALVAR A TERRA E TODOS QUE HABITAM NELA, isto mesmo, podemos perceber que a virtude do egoísmo de Goku, no final das contas é voltada às pessoas que ele ama e que demonstra de outra forma, tanto é que ele deixa claro com uma frase em DBS, “preciso ficar mais forte, para proteger aqueles que amo”, e Gohan por ter quase se sacrificado contra Freeza, depois que estava consciente, percebeu a importância de voltar a treinar, mas ai já é outra coisa, porem não deixa de ter sentido.
Voltaremos um pouco sobre a questão do egoísmo de Goku, na verdade o que significa a palavra egoísmo? O que é ser egoísta? Pois bem, de acordo com o livro “A virtude do Egoísmo”, “no uso popular, a palavra “egoísmo” é um sinônimo de maldade; a imagem que invoca é de um brutamontes homicida que pisa sobre pilhas de cadáveres para alcançar seu próprio objetivo, que não se importa com nenhum ser vivo e persegue apenas a recompensa de caprichos inconsequentes do momento imediato.
Porém, o significado exato e a definição do dicionário para a palavra “egoísmo” é: preocupação com nossos próprios interesses. Este conceito não inclui avaliação moral; não nos diz se a preocupação com os nossos próprios
interesses é boa ou má, nem nos diz o que constituem os interesses reais do
homem. É tarefa da ética responder a tais questões”.
Penso que em relação a este pequeno trecho, e em relação à classificação social e o significado que se tem, mostra-se o quanto as pessoas veem coisas onde não se tem, onde quero chegar exatamente com isto é que Goku, não é um cara desleixado ou aquele que abandona a sua família para ir treinar, mas sim aquele que visa seus interesses, onde nestes mesmos interesses, todos aqueles em que o mesmo deixa “para traz”, são os mesmos que Goku faz questão de protegê-los.
Recordo-me novamente, quando Goku vai treinar no planeta Namekusei, Gohan fica com Sr Piccolo, e percebi o quanto ele não se “importa” em deixar seu filho com o mesmo, pois ele confia, tanto é que quando Gohan começa a ir estudar, quem está o vigiando? Sr Piccolo, sim ele mesmo, e sempre está atrás de Gohan, vigiando, cuidando e o mais importante, está se preocupando com ele. Agora vamos á questão do egoísmo de Goku. Ele pode ser forte, mas para o mesmo, ainda não é o bastante, ele sempre quer se superar, e vejo como sendo um egoísta, mas um “ego” que protegera a todos, um egoísta que sempre vai deixar pessoas como segunda opções, mas que sempre serão as primeiras a serem salvas pelo mesmo.
Portanto, finalizo dizendo que Goku me deixa claro a virtude de todo o seu egoísmo e que não vejo mal algum em ser um egoísta, a partir de ações do mesmo aqui citado, lembrando que não quero esclarecer sobre certo ou errado, porém contradigo se acima afirmei a atitude de Goku sendo algo útil, ou até mesmo “correta”, então se não o fosse seria errado? Não sei, mas sei que mesmo assim, o egoísmo tem a sua virtude, dependente de qual sujeito for.

2 comentários:

  1. Parabéns, concordo com esta opinião á respeito do tema, EGOÍSMO e principalmente sobre o personagem SON GOKU que também não considero uma pessoa má por agir como age na maioria das vezes. Ele pensa nas demais pessoas e isto é ALTRUÍSTA.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por estar aqui lendo e por comentar. Acredito que consegui demonstrar minha maneira de se pensar acerca disto. Nos veremos em breve.

    ResponderExcluir